Conheça as razões por trás das tradições da cerimônia de casamento

20

Jun 2018

Por: Favaretto Noivas e Festas
Curiosidades sobre Vestidos

e8c6ed1b-40ca-4a93-9088-6a3711a80791

Costume que começou no final do século 16 fez do branco um símbolo de pureza e romantismo.

Planejado anos antes ou em cima da hora, o casamento sempre gera várias dúvidas: onde fazer, quem chamar, como será o ensaio de fotos, o vestido… Ah. Esse último é uma das grandes preocupações das noivas.

O que devem vestir? Quais acessórios ficam melhores na hora do enlace?

Quando se fala em vestido de noiva em BH, as noivas logo pensam no tradicional vestido branco, com véu e grinalda – o que dá pra entender, afinal, algumas peças nunca caem no desuso.

Mas por quê? A resposta, em grande parte, está nos costumes que envolvem essa cerimônia tão especial na vida de um casal.

Por falar em costumes, você já parou pra se perguntar de onde surgiu esta tradição? Não? Então descubra com a gente:

Como tudo começou

As tradições sobre o uso do vestido branco de noiva em BH no casamento vêm desde o final do século XVI, quando Maria de Médici se casou com Henrique IV, herdeiro da coroa francesa. Acontece que antes dessa união, o usual era que os vestidos de noiva fossem pretos.

Isso mesmo! Quase não dá para acreditar, mas o preto era a cor que determinava o caráter religioso das pessoas na época.

A partir de então, o vestido branco também passou a ser símbolo de pureza, já que tradicionalmente as noivas se casavam ainda pré-adolescentes e virgens.

Mas geralmente, a popularização deste traje é atribuída a um fato histórico mais divulgado, especialmente em sites para noivas: a união da rainha Vitória da Inglaterra, em 1840.

Ao usar vestido branco de noiva em BH, véu e grinalda, ela criou uma conotação romântica sobre as vestes de casamento.

Sabe por quê? A história relata que o enlace da rainha com um nobre alemão não teve envolvimento da corte e foi pura e estritamente por amor.

O fato de Vitória também ter usado o véu branco também foi inédito para um casamento real, quando se admitia que a rainha protagonizasse a cerimônia usando a coroa da família.

Mas outros relatos afirmam que o costume de se usar véu nasceu em Roma. O intuito da noiva era se “esconder” de maus espíritos que invejavam a felicidade dela.

Agende uma visita com a Favaretto direto pelo site ou ligue (31) 3421-1909 ou 3421-8478!

Por que essa tradição dura até hoje?

A única explicação para esses costumes durarem até hoje é que nem a roupa nem os acessórios usados são vistos como modismos.

Alguns artigos de moda colocam o vestido branco de noiva em BH como uma “força emblemática”, que faz com que a protagonista do rito se diferencie das demais mulheres presentes.

Muitos pesquisadores da moda afirmam que, sem o restante dos elementos, a noiva perde grande parte de sua representatividade.

É incrível observar que, apesar de não ser proibido por lei, quase nunca madrinhas são vistas vestidas com a mesma cor que a noiva ou entrando na igreja usando véu e grinalda. Já reparou?

A tradição coloca a noiva em destaque porque ela merece ser a estrela do momento que vai determinar todo o seu destino. Afinal de contas, é o dia dela. Ou melhor, deles!

Agende uma visita com a Favaretto direto pelo site ou ligue (31) 3421-1909 ou 3421-8478!

 

Compartilhe:

FAÇA SEU ORÇAMENTO

Instagram

Rua: Jacuí, 453, Floresta, CEP: 31110-050 BH/MG

(31) 3421-1909

contato@fnoivasefestas.com.br

Seg. a Sex. de 9h as 18h e Sábado de 8h as 12h (Atendimento com hora marcada)